Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O President burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, disse esperar um fim rápido da crise, no Mali, depois da cimeira extraordinária dos chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Os chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) realizaram, segunda-feira, em videoconferência, uma cimeira extraordinária sobre a crise sociopolítica, no Mali.
"Tenho a esperança que vamos desembocar em soluções concertadas e aceites por todos os protagonistas, para uma rápida saída da crise", escreveu Kaboré, precisando que "a estabilização do Mali é importante para todos os países da região, neste contexto de luta contra o terrorismo e a criminalidade transfronteiriça".
Desde as controversas eleições legislativas de abril, o Mali, que já enfrenta uma crise de segurança e ataques terroristas desde 2012, está confrontado com manifestações de rua contra os resultados.
Estas manifestações conduzidas por organizações da sociedade civil e oposição política e partidária exigem profundas reformas, especialmente a demissão do Presidente da República, Ibrahim Boubacar Keïta, e a formação de um novo Governo.
As negociações iniciadas por emissários da CEDEAO na semana passada foram um fiasco.
-0- PANA TNDD/BEH/MAR/IZ 27julho2020