Presidente burkinabe determinado a continuar luta contra terrorismo em 2024
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente da Transição do Burkina Faso, o capitão Ibrahim Traoré, manifestou, domingo, em Ouagadougou, o seu empenhado em continuar a luta contra o terrorismo em 2024, soube a PANA de fonte oficial.
“Durante este ano de 2024, continuaremos os esforços para reconquistarmos o território nacional e amplificar a luta”, declarou o capitâo Traoré, no seu discurso de Ano Novo.
Sublinhando que, ao nível da defesa, “veremos criada uma primeira brigada de combate que designámos como Especial”. Trata-se, explicou, da Brigada de Intervenção Rápida que reunirá diferentes batalhões de intervenção rápida, um grupo de forças especiais e um grupo específico.
Afirmou que a iniciativa vai ao encontro da reorganização do Exército, da sua rearticulação e da deslocalização das diferentes forças capazes de lidar com a situação de segurança no paìs.
Mencionou igualmente um plano estratégico de equipamento e um outro de reorganização das diversas forças criadas em 2023 e que se concretizarão em 2024 com a aquisição de novos meios pesados de proteção e o aumento do poder de fogo das unidades de combate.
"Além disto, saibam que 2024 será também um ano de desafios porque acalentamos objetivos na área da reconquista e no que diz respeito ao regresso dos deslocados internos às suas zonas deorigem com segurança.
Reiterou que 2024 será um ano em que “vamos continuar esta luta. Continuaremos a quebrar as cadeias da escravatura e do neocolonialismo que nos impedem de gozar da felicidade.”
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 01janeiro2024