Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, apelou aos seus compatriotas para se unirem face ao terrorismo no país.
Kaboré lançou este apelo nesta quinta-feira, por ocasição da comemoração do quinto aniversário da insurreição popular que destituiu, em 2014, o então chefe do Estado burkinabe, Blaise Compaoré, após 24 anos de poder ditatorial.
"É preciso que continuemos unidos em relação à hidra terrorista que começou a destruir o nosso país. É um combate de longo prazo. Nós devemos ficar ativos”, disse o líder burkinabe.
Trata-se duma "mensagem de coragem, mensagem de solidariedade, mensagem que apela para a união, pois o país é atacado”, alertou.
Ele disse estar certo que "juntos, como no passado, os Burkinabes vão honrar o seu país, e nós poderemos reviver numa certa paz e serenidade.”
Acrescentou que é esta unidade que permitiu aos seus compatriotas saírem às ruas, de 30 a 31 de outubro de 2014, para resolver a situação que vivia o país.
O Burkina Faso mergulhou, desde 2015, num ciclo de ataques terroristas em quase a totalidade do seu território, e cujo balanço é, até ao momento, de mais de 500 mortos e vários milhares de deslocados.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 31out2019