Presidente burkinabe confiante na vitória sobre "forças do mal"
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, declarou-se terça-feira confiante na vitória do seu país sobre "as forças do mal", numa alusão ao recrudescimento de ataques terroristas, em várias regiões do país.
"Atualmente, os soldados das valentes unidades das nossas forças de defesa e segurança asseguram, com risco das suas vidas, a integridade territorial do Estado, e protegem os nossos concidadãos, contra ataques terroristas e extremismos violentos a nós impostos.
"Não duvido da nossa vitória sobre as forças do mal porque, hoje como no passado, a cultura da derrota não faz parte dos valores sociais do nosso povo", disse Kaboré numa mensagem à Nação por ocasião do 59º aniversário da Independência celebrado quarta-feira.
Perante o recrudescimento dos ataques dos grupos armados, apelou às comunidades burkinabes para que "não cedam às forças do mal que estão a fazer tudo o que podem para destruir a nossa Nação".
Tendo em conta a dimensão dos desafios a enfrentar em termos de segurança, Kaboré reiterou o seu apelo para uma "trégua social" e a uma união sagrada de todos os filhos e filhas em torno das forças de defesa e segurança "para derrotar o terrorismo e prosseguir as acções de desenvolvimento económico e social do Burkina Faso".
Indicou que prosseguem os esforços a nível bilateral e multilateral, nomeadamente no âmbito do G5 Sahel de que é atualmente presidente, para melhorar a eficácia da resposta às ações dos grupos terroristas armados no Sahel e para o desenvolvimento dos países.
"Gostaria de tranquilizar todos deslocados internos quanto ao empenho determinado do Governo em criar as condições para o seu regresso às comunidades respetivas, na segurança e dignidade", afirmou.
-0- PANA TNDD/DIM/IZ 11dez2019