Presidente burkinabe condiciona paz à guerra contra terrorismo
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, o capitão Ibrahim Traoré, declarou esta quinta-feira em Ouagadougou, que "estamos num mundo de predadores e que, para termos a paz, é preciso fazermos a guerra", soube a PANA de fonte oficial.
O capitão Traoré fez esta declaração quando entregava um importante leque de material militar às Forças de Defesa e Segurança, desdobradas na vanguarda para lutarem contra o terrorismo,
"Portanto, façam a guerra", ordenou o capitão Traoré ao ministro da Defesa e Antigos Combatentes, o brigadeiro Kassoum Coulibaly, quando lhe entregava as chaves destes engenhos táticos e de combate.
Trata-se de blindados de combate a prova de engenhos explosivos, armas e munições, engenhos de trabalhos de engenharia militar, como excavadores, porta-camiões e cisternas adquiridos com o fito de reforçar as capacidades operacionais das forças combatentes no campo de combates, indicou a Presidência da República Burkinabe num comunicado.
"Tomem o tempo necessário para formarem equipas que possam ser bastante ágeis a fim de poderem manusear eficazmente este material", ordenou o capitão Traoré ao ministro da Defesa e Antigos Combatentes, o brigadeiro Kassoum Coulibaly.
Por sua vez, este último expresou-lhe o o agradecimento das forças combatentes pelos esforços envidados para a aquisição do material bélico.
Segundo o governante, estes meios só representa a primeira entrega duma encomenda global de quatro lotes.
A seu ver, os mesmos vão permitir apoiar unidades desdobradas no terreno e a engenharia militar com vista à fortificação dos campos militares confrontados com atos terroristas.
-0- PANA TNDD/IS/DD 06junho2024