Presidente burkinabe agradece à Alemanha pelo apoio ao Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, expressou quinta-feira a gratidão do seu país à chanceler alemã, Angela Merkel, pelo compromisso do seu Governo de apoiar o Burkina Faso no seu desenvolvimento.
Kaboré fez estes pronunciamentos por ocasião da visita de dois dias de amizade e trabalho da chanceler alemã ao Burkina Faso, considerando-a como "um sinal da boa cooperação entre os dois países".
Merkel concluiu, nesta quinta-feira, a sua visita de amizade e trabalho ao Burkina Faso, primeira etapa de um périplo pela região do G5 Sahel.
Durante a sua estadia, ela teve uma sessão de trabalho com o chefe de Estado burkinabe, alargada às delegações dos dois países.
As discussões versaram, entre outras coisas, sobre o desenvolvimento da agricultura, a gestão dos recursos naturais, a descentralização, o desenvolvimento local e a luta contra o terrorismo, segundo a Presidência do Burkina Faso.
A chanceler alemã também participou na cimeira extraordinária do G5 Sahel, o que lhe valeu elogios de Kaboré que é também o atual presidente em exercício do G5 Sahel.
Este fórum, para o Presidente do Burkina Faso, constituiu uma oportunidade para analisar diversos compromissos assumidos por parceiros no sentido de se financiar a organização e operacionalizar a sua Força Conjunta.
Antes de deixar Ouagadougou, a chanceler alemã encontrou-se, nesta cidade, com estudantes da Universidade Joseph Ki-Zerbo, nesta quinta-feira.
Fazem parte do G5 Sahel o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.
A sua missão é lutar contra terroristas e grupos armados ao longo das fronteiras comuns.
-0- PANA TNDD/JSG/CJB/DD 02maio2019