Agência Panafricana de Notícias

Presidente burkinabe aconselha união ao Exército Nacional para servir povo

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Presidente interino do Burkina Faso, Michel Kafando, exortou as Forças Armadas Nacionais (FAN) a unirem-se a fim de servir o povo num contexto marcado por movimentos de protestos da ex-guarda de Blaise Compaoré, ex-chefe de Estado derrubado por uma insurreição popular em outubro último.

« Insisto muito nesta necessidade, para o nosso Exército, de continuar unido e solidário, sem espírito de clã nem de elitismo e, sobretudo, longe das cores políticas », lançou Kafando quinta-feira última no Palácio Presidencial.

Este encontro com os militares realiza-se um mês após a anulação dum Conselho de Ministros causada por movimentos de protestos no seio do Regimento de Segurança Presidencial (RSP) que reclamava pela demissão do primeiro-ministro, o tenente-coronel Yacouba Isaac Zida, ex-número dois da guarda de Compaoré.

Kafando, cumulativamente chefe supremo das forças armadas, instou-as finalmente a apoiarem a transição trabalhando “de forma ordenada, com coesão e disciplina”.

Os chefes militares aproveitaram este encontro para lhe apresentar seus desideratos, nomeadamente o aumento de créditos para a manutenção de infraestruturas, instalações, eletricidade, água e telefone, bem como o aumento do limite de idade para a aposentação, para todas as categorias.

-0- PANA NDT/TBM/FK/DD 06março2015