Agência Panafricana de Notícias

Presidente beninense promete prosseguir luta contra corrupção no país

Cotonu- Benin (PANA) -- O chefe de Estado beninense, Yayi Boni, comprometeu-se a prosseguir a luta contra a corrupção, a impunidade e a má governação no país para o bem das gerações vindouras.
Na sua mensagem à nação no quadro da celebração sábado, do 49º aniversário da independência do Benin, Yayi Boni declarou ser esta a melhor via de consolidar as instituições e dinamizar a economia.
"É com este preço que poderemos legar às gerações futuras um país bem gerido, com instituições sólidas e uma economia dinâmica, criadora de empregos e de rendimentos", disse.
Este compromisso do chefe de Estado foi assumido numa altura em que a actualidade nacional é dominada pelos escândalos financeiros relativos à organização da 10ª cimeira da Comunidade dos Estados Sahelo-Sariana (CEN-SAD), em Junho de 2008, em Cotonou.
"Todos os que, por estes factos (malversações financeiras), prejudicaram as finanças públicas, responderão pelos seus actos de que eles são acusados", garantiu.
"Nessa ocasião solene da celebração da festa nacional, eu gostaria de confirmar o meu compromisso de fazer prevalecer, sem complacência e com determinação, a opção por uma melhor governação dos assuntos públicos no Benin", concluiu o líder beninense.
As festividades oficiais do 49º aniversário da independência do Benin decorreram na cidade de Lokossa, situada a 106 quilómetros a sudoeste de Cotonou.
Desfiles militar e civil, feira da independência e jogo de futebol figuravam, entre outros, no programa das manifestações previstas no quadro desta celebração em que participaram, por outro lado, representantes dos Exércitos togolês e congolês.