Agência Panafricana de Notícias

Presidente beninense presta juramento

Porto-Novo, Benin (PANA) – O Presidente do Benin, Yayi Boni, prestou juramento esta quarta-feira no estádio Charles de Gaule de Porto-Novo para um segundo mandato de cinco anos depois da sua eleição na primeira volta das presidenciais de 13 de março com 53,13 porcento dos sufrágios.

Diante das diferentes instituições da República, de seis chefes de Estado africanos, do presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, de delegações estrangeiras e do corpo diplomático acreditado no Benin, Yayi Boni jurou solenemente « respeitar e defender a Constituição (...)".

Ele prometeu ainda "cumprir lealmente as altas funções que a nação nos confiou, nos deixar orientar apenas pelo interesse geral e pelo respeito dos direitos da pessoa humana, consagrar todas as nossas forças à busca e à promoção do bem comum, da paz e da unidade nacional, preservar a integridade do território nacional, conduzir-nos em toda parte em fiel e leal servidor do povo ».

Mais de três milhões 500 mil Beninenses deslocaram-se às urnas a 13 de março para eleger, pela quinta vez, o seu Presidente da República entre 13 candidatos, dos quais uma mulher.

Yayi Boni foi eleito pela primeira vez em 2006 com 75 porcento dos votos.

-0-PANA IT/SSB/FK 06março2011