Agência Panafricana de Notícias

Presidente beninense participa na Cimeira da CEDEAO

Cotonou- Benin (PANA) -- O chefe de Estado beninense, Boni Yayi, parte segunda-feira para Abuja onde vai participar na 36ª Cimeira dos chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que começa no mesmo dia na capital política nigeriana, soube a PANA de fonte oficial.
Durante a cimeira, os chefes de Estado vão analisar, entre outros, a situação política na Guiné-Conakry, na Guiné-Bissau e no Níger.
Eles vão discutir igualmente sobre o processo de alargamento da Tarifa Externa Comum (TEC) com vista a criar um mercado comum e sobre o impacto das crises económica e financeira mundiais na região, antes de tomar medidas com vista a limitar os seus efeitos nas economias dos países membros da organização regional.
Fundada em 1975, a CEDEAO tem como objectivo principal promover a cooperação e a integração entre os seus países membros visando a criação de uma união ecnómica e monetária.
A CEDEAO agrupa 15 países - o Benin, o Burkina Faso, Cabo Verde, a Côte d'Ivoire, o Gana, a Gâmbia, a Guiné-Conakry, a Guiné-Bissau, a Libéria, o Mali, o Níger, a Nigéria, o Senegal, a Serra Leoa e o Togo.