Agência Panafricana de Notícias

Presidente beninense nomeia dois novos generais

Cotonou- Benin (PANA) -- Os coronéis Dominique Ahouandjinou e Adam Tafa, das Forças Armadas do Benin, foram promovidos sábado pelo chefe de Estado Yayi Boni ao grau de general, durante uma cerimónia oficial no quadro da celebração do 49º aniversário da independência do país.
Nomeados sexta-feira à noite em Conselho de Ministros, a cerimónia de patenteamento dos dois novos generais decorreu pouco antes do início das festividades do 49º aniversário que se realizaram em Lokossa, cidade situada a cerca de 106 quilómetros a sudoeste de Cotonou.
Chefe do Estado-Maior do Exército, Dominique Mahougnon Ahouandjinou, está à frente de cerca de sete mil homens, quatro unidades de intervenção, cinco batalhões militares e seis unidades de apoio.
Por seu turno, Taffa Adam, era até então encarregado de missão do Presidente da República.
Segundo a lei do estatuto geral dos militares no Benin, a promoção a general depende da única apreciação do Presidente da República, chefe supremo das Forças Armadas.
Estas duas promoções elevam para sete o número de generais designados pelo actual chefe de Estado beninense desde a sua ascensão ao poder em Abril de 2006.
Estas promoções visam, indicou o líder beninense, exprimir a satisfação e o reconhecimento do Governo para com as Forças Armadas beninenses e os seus principais chefes "que, desde a conferência nacional das forças vivas da nação de Fevereiro de 1990, cumprem as suas missões republicanas num espírito patriótico para o advento e o reforço da democracia e do Estado de direito".