Agência Panafricana de Notícias

Presidente beninense na V conferência ministerial do fórum sobre cooperação China/África

Cotonou, Benin (PANA) – O chefe do Estado beninense, Boni Yayi, é esperado quarta-feira na China com vista a participar na V conferência ministerial do fórum sobre a cooperação sino-africana, anuncia um comunicado divulgado terça-feira pelo ministério beninense dos Negócios Estrangeiros.

Convidado pelo seu homólogo chinês, Hu Jintao, Boni Yayi, na qualidade de Presidente em exercício da conferência dos chefes de Estado e de Governo das União Africana (UA), participará na cerimónia de abertura da V conferência ministerial do fórum sobre a cooperação sino-africana, de acordo com o texto.

Ele pronunciará o seu discurso em nome do continente africano sobre o lema "Consolidar as conquistaas e abrir novas perspetivas para uma nova parceria estratégica sino-africana".

No plano bilateral, o Presidente beninense analisará, com o seu homólogo chinês, com o primeiro-ministro Wen Jiabao e om o governador do CHINA EXIMBANK (banco chinês), projetos em curso de realização no Benin, nomeadamente a estrada Akassato-Bohicon, o entrocamento de Godomey, o hospital de Parakou, bem como a reforma do setor algodoeiro, lê-se no comunicado.

Boni Yayi terá sessões de trabalho com atores económicos chineses, no âmbito da instauração de uma parceria entre os setores privado e público dos dois Estados, bem como da promoção e proteção recíprocas dos investimentos no Benin e na China.

Durante esta visita de três dias, o Presidente beninense vai discutir, com todas estas figuras, sobre assuntos ligados à política internacional, tais como o papel de África na governação mundial e o apoio da China na resolução de conflitos que flagelam alguns países do continente negro.

-0- PANA IT/TBM/CJB/DD 18jul2012