Agência Panafricana de Notícias

Presidente beninense na Líbia

Tripoli- Líbia (PANA) -- O Presidente beninense, Yayi Boni, está desde domingo à noite em Tripoli no quadro duma visita de trabalho à Líbia.
Boni deve reunir-se com o seu homólogo anfitrião, Muamar Kadafi, para abordar os preparativos da próxima cimeira da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD), prevista na capital tchadiana, N'Djamena.
Os dois líderes vão além disso discutir os meios de promover as perspectivas da cooperação bilateral entre os seus dois países.
A Líbia e o Benin são ambos membros da CEN-SAD fundada a 4 de Fevereiro de 1998 por iniciativa de Kadafi.
Este agrupamento regional conta 28 países africanos tais como Benin, Burkina Faso, República Centroafricana, Comores, Côte d'Ivoire, Djibuti, Egipto, Eritreia, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné-Conakry, Quénia, Libéria, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão, Tchad, Togo e Tunísia.
Com uma população estimada em mais de 350 milhões de pessoas e uma superfície que ultrapassa metade da do continente africano, o espaço da CEN-SAD estende- se do Mar Vermelho até ao Atlântico passando pelo Mediterrâneo.