Presidente beninense esperado na Guiné Conakry para missão da CEDEAO
Bamako, Mali (PANA) – O Presidente beninense, Patrice Talon, é esperado, nos próxik os dias, na Guiné Conakry para restabelecer contactos com autoridades deste país onde está ainda em curso uma transição política, a pedido da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), soube a PANA de fonte diplomática.
Da Guiné Conakry, Talon rumará para o Mali e o Burkina Faso, a fim de acelerar o processo de regresso à ordem constitucional nestes Estados membros da CEDEAO, onde o poder político é detido por militares autores de golpes de Estado.
Esta decisão foi tomada terça-feira última, 18 de julho de 2023, em Abuja (Nigéria), durante uma mini-cimeira da organização oeste-africana, que reuniu o novo Presidente em exercício da CEDEAO e chefe do Estado nigeriano, Bola Tinubu, e os seus homólogos da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, do Níger, Mohamed Bazoum, e do Benin, Patrice Talon, segundo a mesma fonte.
Várias resoluções sancionaram esta mini-cimeira em previsão da cimeira extraordinária dos chefes de Estado e de Governo que se realizará em agosto de 2023.
Talon discutirá com autoridades destes países para reafirmar o compromisso da CEDEAO de apoiar a organização de eleições democráticas, crediveis e inclusivas em cada um dos três países, em conformidade com a carta da instituição e calendários de resolução da crise elaborados pelas autoridades dos três país em apreço.
A mini-ciaprecomeira reiterou a determinação da CEDEAO a dar "uma resposta regional robusta às ameaças, à paz e à segurança."
"A resposta regional terá em conta a execução de um plano de ações revisado da CEDEAO para a erradicação do terrorismo na região bem como a colaboração com outras iniciativas de segurança”, de acordo com o comunicado final do encontro.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 20julho2023