Cotonou, Benin (PANA) - O chefe do Estado beninense, Patrice Talon, cujo primeiro mandato terminará em abril próximo, anunciou sexta-feira à noite em Adjohoun (Sudeste), a intenção de se candidatar à sua própria sucessão, soube a PANA de fonte oficial.
"Serei candidato para defender a democracia, as nossas liberdades e a boa governação. Apenas para tornar a boa governação sustentável até ser um dado adquirido para todos. Vou permanecer na dinâmica", disse Talon.
"Servir uma causa tão nobre como a do Benin requer todos os sacrifícios, todas as paixões, todos os esforços. Quero manter o ímpeto, quero comprometer-me com ele", anunciou o Presidente beninense, aplaudido freneticamente.
O mandato de Patrice Talo, empossado como Presidente da República a 6 de abril de 2016, deveria terminar a 5 de abril próximo, mas foi prolongado até maio, devido a uma emenda à Constituição ocorrida em novembro de 2019.
Vários movimentos e personalidades políticas formaram, no início da semana , uma Frente de Salvaguarda da Democracia, exigindo um regresso à antiga versão da Constituição e denunciando um sistema de patrocínio que, segundo eles, conduz a uma eleição exclusiva.
-0- PANA IT/JSG/DIM/DD 16janeiro2021