Agência Panafricana de Notícias

Presidente argelino recebido com lançamento de ovos em Portugal

Lisboa, Portugal (PANA) - Cidadãos argelinos que apoiam Hirak e vivem em Portugal receberam o Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, numa visita de Estado "tão apressada quanto discreta" a Portugal, segunda e terça-feira, com lançamento de ovos, noticiaram os meios de comunicação locais.

Vídeos, que circulam nas redes sociais, mostram o arremesso de ovos acompanhados de slogans anti-sistema, lançados na direção do Presidente argelino, em cada uma das suas deslocações a Lisboa, noticiaram os meios de comunicação.

Segundo observadores, a (surpresa) visita de Estado do Presidente argelino a Portugal, decidida às pressas, curiosamente surge no dia seguinte ao "muito bem-sucedido" 14.º encontro de alto nível entre Marrocos e Portugal, realizado a 12 de maio em Lisboa, sob a presidência do chefe do Governo marroquino, Aziz Akhannouch, e do primeiro-ministro português, António Costa.

O encontro foi uma oportunidade, em particular, para confirmar o apoio de Portugal ao plano de autonomia sob a soberania marroquina das províncias do sul.

"Num dos muitos vídeos que imortalizam esta viagem, rodeados de grande e invulgar discrição, vemos activistas argelinos pró-Hirak a atirar ovos na direcção da viatura que transportava o presidente argelino, enquanto a caravana se deslocava em direcção ao Palácio Nacional da Belém", indicou a mesma mídia.

"O regime militar não tem legitimidade", "o povo já está livre, cabe a ele decidir", "um estado civil", "Tebboune é uma farsa imposta pelo exército"... autores deste "bem-vindo".

"Que lembrança dos slogans precisamente memoráveis ​​cantados durante o Hirak na Argélia", observam os observadores.

Um segundo vídeo, amplamente partilhado, mostra ativistas argelinos a entoar, à saída de Abdelmadjid Tebboune da Câmara Municipal de Lisboa, slogans que apelam à libertação dos prisioneiros de consciência, à instauração de um regime civil e não militar e à transferência do poder para os cidadãos.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR 24 maio 2023