Bamako, Mali (PANA) – O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, entregou, quinta-feira, em Bamako, 180 milhões de francos CFA (um dólar equivale a cerca de 588 francos CFA) e brinquedos para 300 órfãos de soldados e outros funcionários bem como de pais falecidos em catástrofes.
O montante simbólico foi entregue a responsáveis do Gabinete Nacional das Pupilas da República do Mali (ONAPUMA), que controla os órfãos de soldados malianos tombados no campo de honra, de funcionários mortos em missão do Estado e de pais perecidos em catástrofes naturais.
Na ocasião, o Presidente maliano saudou “o humanismo” que ainda carateriza a sociedade maliana, sublinhando que “todas as nossas culturas, as nossas comunidades sempre reservaram a parte do órfão".
"Que os nossos soldados saibam que o seu sacrifício não será esquecido pela Nação”, tranquilizou o Presidente, acrescentando que, no Mali, é de “tradição limpar as lágrimas dos que sofrem e que perderam os seus pais".
Para ele, os Malianos estarão sempre com estes órfãos vindos de Ségou, Sikasso, Mopti, Koulikoro, Kati e do distrito de Bamako, cujos pais perderam a vida ao serviço do País.
-0- PANA GT/TBM/MAR/IZ 27dez2019