Agência Panafricana de Notícias

Presidente angolano esperado em Cabo Verde

 

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Angola, João Lourenço, é esperado neste domingo,13 de março de 2022, em Cabo Verde, para uma visita de Estado de três dias, a convite do seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, apurou a PANA de fonte oficial.

Segundo um comunicado do Gabinete da Presidência da República cabo-verdiana, esta visita de João Lourenço “constitui mais um testemunho das históricas relações de fraternidade e amizade” existentes entre os povos dos dois países.

A nota informa também que o Presidente João Lourenço, que será acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, dos ministros das Relações Exteriores e dos Transportes, Tete António e Ricardo Viegas de Abreu, e de altos funcionários da Presidência da República de Angola, cumprirá, de 13 a 16 deste mês, um intenso programa de trabalho nas cidades da Praia e do Mindelo.

"Na capital, é de se destacar o encontro entre os dois chefes de Estado, no Palácio do Presidente da República, a intervenção da sua excelência o Presidente de Angola numa sessão especial do Parlamento Cabo-verdiano, a convite da sua excelência o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, e um encontro com a sua excelência o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, no Palácio do Governo, ocasião em que testemunhará a assinatura de importantes acordos entre as partes", lê-se na nota.

A mesma fonte destaca ainda a receção das Chaves da Cidade das mãos do Edil da Praia, Francisco de Carvalho, e momentos de grande simbolismo, como os da deposição de coroa de flores no Memorial de Amílcar Cabral e a visita à Fundação Amílcar Cabral presidida pelo ex-Presidente da Republica de Cabo Verde, Pedro Pires.

João Lourenço visitará ainda, na capital cabo-verdiana, a Inpharma (Empresa Nacional de Produção e Exportação de Medicamentos).

Em Mindelo, o Presidente angolano, acompanhado do seu homologo cabo-verdiano, irá visitar pontos de interesse económico, tais como a fábrica de conserva de peixe (Frescomar) e a Estação de Produção de Água Dessalinizada.

Também no Mindelo, o Presidente João Lourenço irá receber as Chaves da Cidade  das mãos do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves.

Está ainda prevista uma visita à Universidade Técnica do Atlântico, além de uma cerimónia solene no Palácio do Povo.

Esta deslocação do Presidente João Lourenço a Cabo Verde surge em retribuição à visita de Estado que o seu homólogo José Maria Neves efetuou à Angola, em janeiro último.

Espera-se que esta visita do chefe do Estado angolano venha contribuir para “consolidar as relações de amizade e cooperação entre os dois países e conferir ao relacionamento bilateral uma dimensão consentânea à longa história comum, à intensa sintonia cultural e ao excelente entendimento político que sempre vigorou entre Angola e Cabo Verde.”

“A presença do Presidente Angolano em Cabo Verde vem confirmar a vontade das partes em elevar as excelentes relações existentes, para uma autêntica parceria estratégica entre os dois países”, destaca o comunicado.

-0- PANA CS/DD 12mar2022