Agência Panafricana de Notícias

Presidente angolano envia mensagem de condolências a homólogo nigeriano

Luanda- Angola (PANA) -- O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, enviou sexta-feira uma mensagem ao seu homólogo nigeriano, Goodluck Jonathan, na qual expressa a sua "tristeza e profundo sentimento de pesar" pelo falecimento do Presidente Umaru Yar'Adua, vitíma de prologanda doença.
Na sua mensagem, o chefe de Estado angolano rende a "mais sentida homenagem à figura do ilustre estadista" nigeriano, segundo uma nota da Secretaria da Presidência para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente, citada pela Agência Angola Press (Angop).
De acordo com a nota, Dos Santos apresenta em nome próprio e no do Executivo angolano as mais "profundas condolências e sentimento solidariedade" ao Governo e ao povo da Nigéria, bem como à família enlutada.
Eleito a 21 de Abril de 2007 e com um consulado marcado por várias ausências motivadas pela fragilidade da sua saúde, o Presidente Umaru Yar'Adua morreu na noite de quarta-feira, aos 58 anos, em Abuja, vitima de problemas cardíacos.
A sua maior ausência do país ocorreu de 23 de Novembro de 2009 a meados de Fevereiro deste ano, quando esteve em tratamento na Arábia Saudita.
Na sequência da sua morte, Goodluck Jonathan, que desde Fevereiro ocupava o cargo interinamente na qualidade de Vice-Presidente, prestou juramento quinta- feira como Presidente da Nigéria.