Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente de Angola, João Lourenço, foi convidado a participar, como convidado de honra, nas comemorações oficiais do 45.º aniversário da Independência de Cabo Verde, que se assinala a 05 de julho próximo, apurou a PANA de fonte segura.
Em declarações à imprensa à saída de um encontro com o homólogo angolano à margem da cimeira da União Africana (UA), decorrida de 9 a 10 de fevereiro em Addis Abeba, na Etiópia, Jorge Carlos Fonseca, esclareceu que o encontro entre os dois, versou essencialmente sobre a visita de Estado que o Presidente de Angola fará a Cabo Verde, em julho próximo, provavelmente a 03 e 04 desse mês.
O Presidente cabo-verdiano, que é também presidente em exercício da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), revelou ainda ter abordado com o seu interlocutor questões atinentes à realização da próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização lusófona, marcada para 02 e 03 de setembro próximo, em Luanda, capital angolana.
“Falámos sobre a grande expetativa que existe de, nessa cimeira, ser assinado o decisivo acordo de integração comunitária, o acordo de mobilidade”, afirmou.
Segundo Jorge Carlos Fonseca, a situação política e o diferendo pós-eleitoral na Guiné-Bissau não foi evocado, mas a conversa girou em torno das relações bilaterais e na CPLP.
João Lourenço e Jorge Carlos Fonseca foram os únicos chefes de Estado lusófonos presentes na cimeira da UA, tendo os restantes países sido representados ao nível de primeiro-ministrso ou de ministros dos Negócios Estrangeiros.
-0- PANA CS/DD 11fev2020