Agência Panafricana de Notícias

Presidente angolano considera Mandela símbolo da liberdade e democracia

Luanda, Angola (PANA) - Nelson Mandela não foi apenas o líder histórico do ANC (Congresso Nacional Africano) e o primeiro Presidente negro da África do Sul, mas "foi e é ainda símbolo carismático de todos os povos amantes da paz, da liberdade e da democracia", segundo o chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

Eduardo dos Santos fez esta afirmação na sua mensagem de condolências que endereçou sexta-feira ao seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma, pela morte de Nelson Mandela, primeiro Presidente da África do Sul pós-apartheid e ícone mundial.

Na missiva, Dos Santos argumenta que Mandela foi "o símbolo da luta de libertação completa de África, cujos ideais e exemplos de coragem e tenacidade mobilizaram e congregaram milhares de jovens para a nobre causa da liberdade e da paz".

A sua morte, prossegue, constitui um momento de grande consternação e dor para o Povo sul-africano e seu Governo, que o Povo angolano partilha com emoção e tristeza, exprimindo-lhes a sua indefetível solidariedade.

"Em nome do Povo angolano, o Governo de Angola curva-se perante a memória deste eminente político e estadista e transmite ao Povo irmão da África do Sul, ao seu Governo e à família enlutada os seus sentimentos de profundo pesar pelo infausto acontecimento", expressa a mensagem.

-0- PANA IZ 06dez2013