Agência Panafricana de Notícias

Presidente angolano augura CPLP como potência forte e dinâmica

Luanda- Angola (PANA) -- A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pode tornar-se numa potência forte e dinâmica capaz de contribuir para a paz e a segurança e de acelerar o crescimento e o desenvolvimento, reforçando a cooperação dos domínios temáticos, declarou o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, na abertura da oitava cimeira da organização sexta-feira em Luanda.
A reunião, que está a decorrer sob o lema "Solidariedade na Diversidade", regista a presença de todos os chefes de Estado dos países membros, exceto os Presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e de Timor Leste, José Ramos Horta.
O líder angolano, que assumirá a Presidência rotativa da CPLP nos próximos dois anos, citou várias pistas a explorar para promover a cooperação entre os países membros.
Entre elas figuram a sociedade civil, a saúde, a Justiça, a juventude, o trabalho, a proteção civil, o género, o ambiente, a educação para o desenvolvimento e as energias renováveis.
A CPLP agrupa oito Estados membros de pleno direito, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
A Guiné Equatorial e o Senegal são membros observadores da organização.