Agência Panafricana de Notícias

Presidente americano considera morte de Kadafi "dia memorável" na história da Líbia

Washington, Estados Unidos (PANA) – Ao reagir à morte do deposto líder líbio Muamar Kadafi, o Presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou esta quinta-feira que é um “dia memorável na história da Líbia”.

« O espetro do terror foi levantado… É uma oportunidade que se oferece atualmente ao povo líbio para construir uma democracia duradoura”, declarou Obama num discurso lido na televisão em direto a partir da Casa Branca.

« Podemos afirmar hoje com certeza o fim do regime de Kadafi (…) um dos mais antigos ditadores no mundo faleceu », declarou o líder norte-americano, acrescentando : « Vocês ganharam a vossa revolução ».

Na sua opinião, a morte de Kadafi oferece aos Líbios a oportunidade de determinar o seu próprio rumo numa Líbia nova e democrática.

Mas ele advertiu de que o país está numa «longa e sinuosa via » para a democracia total .

Obama declarou que o mundo gostaria de ver a formação dum Governo interino e uma transição para a democracia, exortando o Conselho Nacional de Transição (CNT) a respeitar os direitos humanos de todos os Líbios, incluindo os detidos.

Ele sublinhou o papel dos Estados Unidos na luta para libertar a Líbia do jugo de Kadafi, afirmando que o seu país e os seus aliados colaboraram para impedir as forças de Kadafi de os exterminar.

Falando das consequências da morte de Kadafi na região, ele afirmou que os líderes que privam o seu povo da sua dignidade não vão prosperar.

«Uma ditadura terá inevitavelmente um fim », concluiu o chefe de Estado norte-americano.

-0- PANA SEG/ASA/TBM/FK/DD 20out2011