Agência Panafricana de Notícias

Presidente alemão entrega "Prémio África" a líder sindical tunisino

Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente alemão, Joachim Gauck, entregou quinta-feira, em Berlin, o "Prémio África" ao secretário-geral da União Geral Tunisina do Trabalho (UGTT), Houcine Abassi.

Este prémio é concedido anualmente com o objetivo de encorajar o desenvolvimento das relações afroalemãs no quadro da cooperação entre os povos.

Na ocasião, Gauck qualificou o secretário-geral da UGTT de "pioneiro da mudança pacífica".

Por seu turno, o vice-presidente do Bundestag (Parlamento) e vice-presidente da organização germano-africana que concedeu o prémio, Johannes Singhammer, considerou que África e a Europa estão ligados por um único destino, acrescentando que "se a situação das pessoas for má em África, a situação na Europa não será boa".

Houcine Abassi desempenhou um papel essencial no diálogo nacional na Tunísia entre 2013 e 2014, o que permitiu alcançar um consenso histórico com a adoção da primeira Constituição para a Tunísia depois da destituição do regime do Presidente Ben Ali.

Seguiu-se então uma alternância pacífica depois das eleições legislativas e presidenciais livres e transparentes, evitando à Tunísia viver uma crise como a vivida hoje nalguns países do continente.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 20nov2015