Agência Panafricana de Notícias

Presidente Zuma muito criticado na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, que está em Los Cabos, no México, para a Cimeira do G-20, é objeto de vivas críticas no seu país onde é acusado e ter deliberadamente evitado um confronto potencialmente embaraçoso durante o Dia Nacional da Juventude.

A tensão é viva entre Zuma e o movimento dos jovens do Congresso Nacional Africano (ANC, no poder), após a exclusão do seu líder, Julius Malema.

Esta tensão esteve patente num comício de jovens sábado em Port Elizabeth onde alguns intervenientes foram zombado por jovens que reclamavam pelo regresso de Malema.

As forças de segurança foram obrigadas a dispersar os perturbadores.

Os opositores e os analistas políticos reagiram, interrogando-se sobre o interesse dado por Zuma aos cidadãos sul-africanos comuns.

A oposição oficial, a Aliança Democrática (DA), considerou que a ausência do Presidente Zuma sugeria que dá «nenhum importância» aos os jovens do país.

O Presidente « escolheu abandonar os jovens da África do Sul num dia dedicado às suas lutas e às suas realizações », declarou o presidente do grupo dos jovens da DA, Mbali Ntuli.

Para além disso, o porta-voz presidencial tentou minimizar o incidente, declarando que o calendário do Presidente tinha sido « ajustado » para lhe permitir participar na Cimeira do G-20.

Ele acrescentou que o Presidente Zuma iria deslocar-se igualmente ao Rio de Janeiro, no Brasil, para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/IBA/MAR/IZ 19junho2012