Agência Panafricana de Notícias

Presidente Ramaphosa inaugura novo hospital de campanha na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, visitou sexta-feira um novo hospital de campanha de 850 camas, no Centro Nacional de Conferência da Cidade do Cabo.

Com esta visita, Ramaphosa e o seu ministro da Saúde, Zweli Mkhize, a avaliaram o grau de resposta da província do Cabo Ocidental à pandemia da covid-19.

O Cabo Ocidental registou 27 mil e seis casos positivos de coronavírus e 650 óbitos, mais de 65 por cento dos casos confirmados, na África do Sul.

O Presidente Ramaphosa declarou que o Cabo Ocidental se tornou no epicentro da pandemia da covid-19, na África do Sul.

O primeiro-ministro da Província, Alan Winde, salientou uma insuficiência em número de pessoal médico e indicou que a província necesista de 70 milhões de dólares americanos para ajudar a reduzir a propagação do vírus.

Em 2010, o mesmo Centro de Conferência desempenhou um papel importante na organização do Mundial da FIFA, na África do Sul, e acolheu igualmente, em 2009, a cerimónia de sorteio dos grupos do Mundial de futebol de 2010 da FIFA.

Relativamente a Joanesburgo, também o estádio que acolheu os jogos do Mundial de futebol de 2010 da FIFA foi transformado num imenso hospital de campanha, para ajudar a segunda economia da África do Sul a fazer face à pandemia do coronavírus.

A estrutura está agora a ser reabilitada para acolher pacientes que tiveram a doença respiratória. Situa-se a um quilómetro do Centro de Exposição de Nasrec, que poderá ser eventualmente ser requisitado em caso de subida das contaminações.

-0- PANA CU/AR/BAI/BEH/MAR/IZ 05junho2020