Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) - A Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, foi eleito por unanimidade, sexta-feira, chefe do Chama Cha Mapinduzi (CCM), partido no poder.
O congresso extraordinário do partido votou 100 por cento a favor da Presidente Hassan em Dodoma, a capital do país, depois de o seu nome apresentado como única candidata ao cargo quinta-feira pelo Comité Executivo Nacional (NEC, sigla em inglês).
Ela preenche o vazio deixado pelo seu antecessor, o Presidente John Magufuli, falecido de complicações cardíacas a 17 de março de 2021, num hospital em Dar-es-Salaam, a capital económica do país.
A Presidente Hassan, que era Vice-Presidente da República,, foi então nomeada para lhe suceder a 19 de março de 2021, de acordo com a Constituição da Tanzânia.
É tradição que o Presidente da República Unida da Tanzânia ocupe o cargo de chefe do partido no poder.
No seu discurso de agradecimento aos delegados do Congresso Geral, a Presidente Hassan, a primeira mulher presidente do CCM, comprometeu-se a respeitar a Constituição e as regras do partido, para orientar o país para a prosperidade.
Prometeu ainda unificar os membros do partido e torná-los a voz de todos os Tanzanianos.
-0- PANA EBM/MA/NFB/JSG/MAR/DD 30abril2021