Presidente Embalo promove "zona sem fronteira" entre seu país, Senegal e Gâmbia
Banjul, Gâmbia (PANA) - O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Cissoko Embalo, comprometeu-se, segunda-feira, a criar um bloco sem fronteira entre o seu país, o Senegal e a Gâmbia.
Trata-se-á de uma "zona sem livre-trânsito", declarou o Presidente Embalo em entrevista à imprensa em Banjul, no termo de uma audiência que lhe concedeu o seu homólogo gambiano, Adama Barrow, no quadro de uma visita de um dia a Banjul.
Declarou a jornalistas que o seu encontro com o Presidente Barrow versou sobre os meios de promover as relações bilaterais.
O Presidente eleito da Guiné Bissau garantiu que a cooperação entre os dois países será reforçada cada vez mais nos domínios da educação, da saúde, da agricultura, do turismo e da cultura.
Para o chefe do Estado bissau-guineens, o seu país tem muito a fazer nestes domínios com a Gâmbia, e está pronto para tirar lições da experiência da Gâmbia, em matéria de comércio e segurança reforçada.
Deu garantias de que melhores perspetivas se abrem à Guiné-Bissau, enquanto país, depois de anos de instabilidade política.
"A nova geração de Bissau-guineenses não repetir os erros que mantêm a sua população em ciclos de conflito durante décadas”, assegurou.
Mostrou-se contudo "convencido e otimista" quanto às relações trilaterais entre os três países e ao caminho a percorrerem.
O Presidente Embalo afirmou que a sua visita a Banjul é pessoal e que visa agradecer ao seu homólogo Barrow “irmão mais velho”, quer ao nível pessoal quer na sua qualidade de Presidente da Gâmbia.
-0- PANA MSS/RA/ASA/IS/MAR/DD 14jan2020