Agência Panafricana de Notícias

Presidente Dioncounda Traoré insta compatriotas a mobilizar-se para salvar Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente maliano de transição, Dioncounda Traoré, convidou os seus compatriotas à mobilização para salvar o país em perigo, numa declaração emitida pela televisão domingo à noite, dois dias após o seu regresso de França onde passou dois meses em cuidados intensivos, depois de uma agressão no seu gabinete em maio passado.

Traoré exortou nomeadamente os Malianos a pôr-se acima das suas ambições e interesses pessoais e acima das querelas partidiárias para fazer do Mali a sua única prioridade.

"Devemos imperativamente chegar a um consenso de filhos de um mesmo país e demonstrar responsabilidade, vontade e uma forte determinação", indicou.

Ele apelou para se criar em redor do Exército maliano um clima de confiança e uma união sagrada para a reconciliar consigo mesma e pô-la em condições que lhe permitam levar bem a cabo a sua missão de libertação dos territórios ocupados.

O Mali está atualmente dividido em dois, com o norte do país ocupado pelos rebeldes tuaregues e movimentos islamistas.

Esta ocupação dos dois terços do território nacional foi facilitada por um golpe de Estado que destituiu, a 22 de março passado, o Presidente Amadou Toumani Touré.

-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 30julho2012