Presidente Buhari "dececionado" pelo adiamento das eleições na Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente cessante da Nigéria, Muhammadu Buhari, manifestou sábado a sua "profunda desilusão" pelo adiamento das eleições presidenciais e legislativas poucas horas antes da abertura do escrutínio.
Este adiamento, lamentou, aconteceu apesar de a Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC) ter preparado e dado garantias, a níveis nacional e internacional.
O Presidente Buhari anunciou que deixava Daura, a sua cidade natal, no noroeste da Nigéria, para regressar a Abuja, para se certificar do sucesso da reunião da INEC então prevista para sábado.
De acordo com o Presidente, muitos Nigerianos deslocaram-se às diversas localidades para exercer o seu direito de voto, e os observadores internacionais já estão no terreno.
"A INEC foi dando garantias, dia após dia e quase hora após hora, que estava pronta para as eleições. Nós e todos os nossos cidadãos acreditamos nela", disse.
Segundo Buhari, o Governo fez tudo para não interferir no trabalho da INEC, salvo para garantir que todos os fundos foram desembolsados a favor da Comissão.
"Convidamos agora a INEC a garantir que não só o material jà distribuído esteja em segurança e não caia nas maõs de pessoas de má-fé, como também que tudo seja feito para evitar as falhas que levaram a este infeliz adiamento, e garantir a organização de eleições livres e justas nas datas previstas", exortou.
Reafirmou contudo o seu compromisso a favor da independência, da neutralidade do árbitro eleitoral e do caráter sagrado do processo eleitoral e da votação, convidando todos os atores políticos e os Nigerianos em geral a continuar a apoiar a INEC "neste momento duro para a nossa democracia".
"Apelo a todos os Nigerianos a abster-se de qualquer desordem civil e a permecer pacíficos, patriotas e unidos com vista a garantir que nenhuma força e nenhuma conspiração entrave o nosso desenvolvimento democrático", concluiu.
-0- PANA MON/AR/NFB/JSG/CJB/IZ 17fev2019