Argel, Argélia (PANA) - O Presidente Abdelaziz Bouteflika decidiu finalmente demitir-se como chefe de Estado na Argélia, anunciou terça-feira à noite a Presidência da República, em Argel.
Num comunicado, a Presidência argelina revela que Bouteflika notificou formalmente o Conselho Constitucional da sua decisão de renunciar ao seu mandato como Presidente da República.
Este anúncio representa um importante ponto de viragem no evoluir dos acontecimentos na Argélia, e os olhos estão agora virados para o Conselho Constitucional que deve anunciar a vagatura de poder.
A Constituição argelina determina, no seu artigo 120º, que, em caso de vacância do poder por renúncia do chefe de Estado, o presidente do Conselho da Nação (Senado) assegura interinamente a Presidência da República por um período máximo de 90 dias, durante os quais são organizadas eleições para a escolha do novo Presidente.
Com esta demissão, a Argélia acaba de virar uma grande página da sua história, após quase um mês de protestos populares contra um quinto mandato de Bouteflika ou a extensão do quarto mandato que deveria terminar em 28 de abril corrente.
-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 03abril2019