Presidente Barrow promete "legar" uma Gâmbia melhor ao seu povo
Banjul, Gâmbia (PANA) - O presidente gambiano, Adama Barrow, expressou o seu desejo de deixar um país melhor para o povo gambiano, com uma economia florescente, uma Constituição que sirva o país por 50 a 100 anos, instituições fortes e um setor de segurança comprometido com os princípios democráticos e com o Estado de Direito.
O Presidente fez esta declaração, terça-feira, durante uma visita de cortesia do Conselho dos Anciãos da Região da Costa Ocidental, dirigido por Dembo Santang Bojang, ao Palácio Presidencial.
De acordo com um comunicado oficial, a delegação teve conversações francas com o Presidente sobre questões de interesse nacional, tais como a transição pacífica e a agenda do Presidente no domínio de desenvolvimento.
O Presidente Barrow indicou que tinha a opção de cumprir um mandato de três anos e renunciar, ou cumprir cinco anos, e que tomou a decisão de cumprir um mandato completo.
Ele disse aos anciãos que a coligação que apoiou a sua campanha presidencial aceitou estabelecer programas de reforma dentro de um prazo de três anos e rever a Constituição, antes da realização das eleições.
O Presidente falou sobre o programa de transição que o seu governo empreendeu, incluindo nomeadamente a criação de uma Comissão de revisão constitucional atualmente em fase de consultas para elaborar um projeto de versão preliminar, que será aprovada por referendo.
O Presidente Barrow explicou ainda que é importante que os trabalhos já iniciado sejam finalizados.
"Vou levá-los ao seu termo, para que isso se torne meu legado – o reforço das capacidades institucionais, reformas da economia e da função pública e a reforma global do setor de segurança", concluiu.
-0- PANA MSS/MA/NFB/DIM/IZ 29ago2019