Agência Panafricana de Notícias

Presidente Atta Mills defende Gana unido

Accra, Gana (PANA) – O Presidente do Gana, John Evans Atta Mills, lançou quinta-feira um apelo a favor da unidade da nação com vista a construirem um país próspero.

No seu discurso anual sobre o estado da nação diante do Parlamento, Mills evocou os programas criados pelo Governo para melhorar a economia, a segurança, a saúde, a agricultura, a energia, os desportos, as redes rodoviária e ferroviária e a posição do Governo na crise ivoiriense.

O Presidente Mills anunciou medidas tomadas pela sua administração para combater a corrupção e reabrir os processos muitos mediatizados ligados ao tráfico de droga antes da sua investitura em 2009, acrescentando que o Governo não vai ceder na sua luta contra a corrupção.

O Presidente Mills sublinhou estar "convicto de que, se consagrarmos um pouco mais de tempo a olhar para cima e não para baixo, aceitaremos que somos um povo bendito numa nação bendita".

O Presidente Mills reafirmou que os Ganenses são um povo com um destino comum.

No entanto, ele lhes pediu para avançarem na unidade para construir uma nação de que esta geração e as futuras se possam orgulhar.

"Que ninguém pense que incitando ou orientando alguém para a violência é um método que vai determinar o desfecho das eleições", alertou o Presidente ganense.

Ele recordou que os desafios, aquando da sua investitura, eram mais difíceis do que previsto, mas que, graças a uma política prudente, à compreensão e ao apoio dos Ganenses, a estabilidade macroeconómica foi realizada em 2010.

"A inflação anual baixou de 16 porcento em 2009 para menos de 9 porcento, ou seja a mais baixa em cerca de duas décadas", regozijou-se o estadista ganense.

O Presidente Mills sublinhou que a inflação é um pesadelo económico que engendra a instabilidade financeira impondo dificuldades aos mais vulneráveis.

-0- PANA MA/VAO/NFB/TBM/CJB/DD 17fev2011