Presidente Alpha Condé toma pequeno almoço com novo líder da oposição na Guiné Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - O Presidente guineense, Alpha Condé, felicitou, sábado, o novo líder da oposição guineense, El hadj Mamadou Sylla, pelo seu compromisso com a paz no pais, soube a PANA de fonte oficial.
Condé fez estes elogios quando oferecia sábado um pequeno almoço a Sylla, que multiplica contactos a todos os níveis para encontrar soluções para vários problemas, anunciou um comunicado da Célula de Comunicação da Presidência da República.
Os dois interlocutores trocaram opiniões, durante mais de duas horas, sobre assuntos de interesse nacional, incluindo sociais, políticos, económicos e judiciais.
O chefe do Estado prometeu ao novo líder da oposição recebê-lo em audiência na próxima semana, segundo a mesma fonte.
Por sua vez, Sylla comprometeu-se a apresentar ao chefe do Estado o seu gabinete, a que se se juntaram recentemente líderes da oposição que se afirmam alinhados com o novo líder da União Democrática da Guiné (UDG).
Também pediu ao Presidente da República a autorização para visitar as prisões do país, em particular a da cidade capital, Conakry, onde estão detidos, há alguns meses, quadros da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG) do ex-primeiro-ministro, Mamadou Cellou Dalein Diallo, que se autoproclamou vencedor, logo na primeira volta, das eleições presidenciais de setembro último antes da centralização dos votos.
Com apenas quatro deputados dos 120 do Parlamento guineense, o líder da oposição herdou o título depois da recusa dos ex-primeiros-ministros Mamadou Cellou Dalein Diallo e Sidya Touré, líder da União das Forças Republicanas (UFR), de participar no referendo e na votação legislativa em março último, argumentando que estes escrutínios tinha como único objetivo permitir a Alpha Condé disputar um terceiro mandato.
-0- PANA AC/IS/MAR/DD 21fevereiro2021