Agência Panafricana de Notícias

Presidência nigeriana garante imparcialidade da luta contra corrupção

Lagos, Nigéria (PANA) - A Presidência nigeriana esclareceu que a luta da sua administração contra a corrupção não reveste nenhuma coloração partidária, contrariamente às alegações da oposição.

Membros do Partido Democrático Popular (PDP, oposição) acusaram o Governo Federal de ser "seletivo e partidário" na sua guerra contra a corrupção, lembre-se.

"Nós declaramos clara e inequivocamente que estas alegações são falsas, infundadas e totalmente injustificáveis", declarou a Presidência num comunicado transmitido no fim de semana à PANA em Lagos.

"Para evitar qualquer ambiguidade, nós afirmamos que ao anunciar claramente a sua tolerância zero contra a corrupção, o Presidente Buhari não se ingere nem gere de perto o trabalho diário das agências de luta contra a corrupção", acrescenta o comunicado.

O Presidente Buhari considera que qualquer pessoa acusada de corrupção deve responder em juízo "que seja membro do Congresso de Todos os Progressistas (APC, no poder), do PDP ou de qualquer outra formação política.

"Para o Presidente, a corrupção não tem um partido, nem uma religião muito menos um grupo étnico", sublinha o comunicado.

A administração de Buhari fez da luta contra a corrupção a sua prioridade política, e as agências competentes têm uma tarefa imensa desde a ascensão ao poder do Presidente Buhari, a 29 de maio último.

Considerado como um homem incorruptível e íntegro, Buhari tomou o poder graças à sua promessa de lutar contra a corrupção endémica e a insegurança no país mais povoado de África e primeira economia do continente negro.

-0- PANA SEG/NFB/BEH/FK/IZ 10ago2015