Agência Panafricana de Notícias

Prémio Nobel da Paz 2012 atribuído à União Europeia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Prémio Nobel da Paz de 2012 foi concedido nesta sexta-feira à União Europeia (UE) "pela sua luta bem sucedida a favor da paz, da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos, que ajudou a Europa a mudar de um continente de guerra para um continente de paz" , indicou o Comité Nobel num comunicado transmitido à imprensa em Bruxelas.

Nos círculos diplomáticos em Bruxelas, capital belga e sede da UE, a decisão anunciada pelo Comité Nobel nesta sexta-feira na capital norueguesa, Oslo, foi acolhida com muito júbilo.

O presidente do Conselho da União Europeia, o Belga Herman Van Rompuy, declarou que este prémio homenageia a UE bem como os 500 milhões de cidadãos europeus, acrescentando que a UE vai continuar a lutar para promover um mundo melhor para todos a promover a paz e a segurança nos países vizinhos e no mundo.

No seu comunicado transmitido à imprensa, Herman Van Rompuy manifestou-se "muito orgulhoso" que a UE seja a maior doadora de ajuda ao desenvolvimento e a primeira provedora de assistência humanitária no mundo.

-0- PANA AK/DIM/IZ 12out2012