Agência Panafricana de Notícias

Prémio Andrei Sakharov concedido a herói da revolução tunisina

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Prémio Andrei Sakharov para a Liberdade de Espírito foi concedido, este ano, a título póstumo, a Mohamed Bouazizi, o jovem vendedor ambulante tunisino que se imolou pelo fogo, a 17 de dezembro de 2010, e cuja morte ocasionou a revolução que conduziu à destituição do Presidente Ben Ali do poder.

A entrega do prémio decorreu quarta-feira, durante uma cerimónia solene no Parlamento Europeu reunido em sessão plenária em Estrasburgo (França).

O prémio foi igualmente concedido à blogueira egípcia Asmaa Mahfouz, que desempenhou um papel importante no movimento revolucionário do Largo Tahrir no Cairo, que também causou a destituição do Presidente Hosni Mubarak.

O terceiro laureado deste prémio é Ammed El-Senoussi, militante dos direitos humanos líbio que ficou na prisão no seu país durante décadas, sob o deposto regime de Muamar Kadafi.

Finalmente, o quarto laureado, Al Ferzat, desenhador humorista sírio refugiado no Kuwait, não pôde deslocar-se a Estraburgo (França), por estar doente na sequência de torturas sofridas no seu país.

O Prémio Andrei Sakhorov para a Liberdade de Espírito é dotado duma recompensa de 50 mil euros.

-0- PANA AK/SSB/MAR/IZ 14dez2011