Prelados da RD Congo aconselham a novos governantes ética e patriotismo
Kinshasa, RD Congo (PANA) – Arcebispos e Bispos membros do Comité Permanente da Conferência Nacional do Congo (CENCO) aconselham aos novos governantes do país a terem o sentido ético e patriótico.
Numa declaração publicada terça-feira e a que a PANA teve acesso, o CENCO defendeu estas duas valências para que, a seu ver, seja efetiva a alternância democrática na RD Congo.
No mesmo documento, divulgado no termo duma sessão ordinária, realizada de 27 de fevereiro a 2 de março corrente em Kinshasa, sobre a avaliação das eleições de 30 de dezembro de 2018, os arcebispos e bispos da CENCO convidam os novos governantes a romperem com falhas dos antigos regimes e darem garantias concretas duma melhor governação.
Preocupados com o "novo Congo, uma nação em que nascer, viver e morrer sejam uma benção", os prelados pedem a estes dirigentes para trabalharem no sentido de instaurar um Estado de direito, prosseguir e concluir o apaziguamento do clima político, o respeito estrito pela Constituição, o ciclo eleitoral com verdade e transparência.
Recomendam-lhes igualmente para atuarem no sentido de salvaguardar a integridade territorial, proteger pessoas e seus bens, garantir a segurança das fronteiras e pacificar zonas inseguras, onde imperem grupos armados.
O respeito pelas liberdades fundamentais, nomeadamente a liberdade de expressão e de manifestações pacíficas, devem igualmente merecer a sua atenção.
Também mencionaram a boa governação, a luta contra a corrupção, a melhoria das condições de vida da população, o bem-estar efetivo de todos proporcionado pela exploração dos recursos naturais.
-0- PANA KON/JSG/CJB/DD 6março2019