Preços dos produtos importados aumentam 1,6 por cento em Cabo Verde, diz INE
Praia, Cabo Verde (PANA) - Dados mais recentes divulgados, sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatísticas indicam que os preços dos produtos importados em Cabo Verde aumentaram 1,6 por cento em junho de 2022, valor superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior.
Os dados do INE dão conta ainda que a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 3,3 por cento, em junho de 2022, valor superior em 3,2 p.p. face ao registado no mês de maio.
De acordo com a mesma fonte, o índice de preços da importação situou-se em 114,7, tendo registado um acréscimo de 1,6 por cento relativamente ao mês maio.
Quanto aos índices subjacente e volátil na importação, estes registaram acréscimo de 1,2 por cento e de 2,6 por cento, respetivamente, face ao verificado no mês anterior.
Ainda de acordo ainda com a mesma fonte, o aumento dos preços ocorreu em todas as categorias de grupo: “Bens de Consumo” (0,1 por cento), justificada com a subida dos preços de “produtos alimentares transformados” (1,6 por cento).
Nos "Bens Intermédios" ” (0,5 por cento), o aumento dos preços explica-se, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para a construção” (1,4 por cento); “Bens de capital” (4,3 por cento); justifica-se ainda pela subida de preços de “máquinas” (5,8 por cento) e “Combustíveis” (3,1 por cento), além da subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (3,1 por cento).
Em termos homólogos, os índices de preço da importação aumentaram 21,2 por cento, relativamente ao mês de junho de 2021.
Comparativamente ao mês de junho 2021, os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 21,0 por cento e 21,9 por cento, respetivamente.
Já a taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de 1,6 por cento, aumentando 3,0 p.p. em relação ao valor contabilizado no mês anterior.
O INE informa que no período em análise, o índice de preços das exportações situou-se em 106,6 correspondendo a um acréscimo de 3,2 por cento face ao mês anterior.
Em junho de 2022, os índices subjacente e volátil na exportação registaram acréscimo de 3,2 por cento e de 3,5 por cento respetivamente, face ao registado no mês anterior.
Segundo o INE, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 92,9 registando-se um aumento de 1,6 por cento, comparativamente ao mês do Maio.
Em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em -9,0 por cento, segundo a fonte que vimos citando.
-0- PANA CS/DD 23julho2022