Preços dos produtos importados aumentam 1,5% em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Os preços dos produtos importados em Cabo Verde aumentaram 1,5 por cento, em julho passado, valor inferior em 0,1 pontos percentuais face ao registado no mês anterior, revelou segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) do arquipélago.
De acordo com a mesma fonte, a taxa de variação mensal dos produtos exportados fixou o valor em 0,9 pontos percentuais (p.p.), em julho de 2021, menos 0,7 pp face ao registado no mês anterior.
“A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de -1,0%, aumentando 0,2 p.p. face ao valor registado no mês anterior”, acrescenta o INE.
Em julho passado, prossegue, o índice de preços da importação situou-se em 96,1 por cento, tendo registado um acréscimo de 1,5 por cento relativamente ao mês anterior, com os índices subjacentes e o volátil na importação a aumentarem 1,4 e 1,9 por cento.
O INE precisa que aumento de preços de mais relevância se observou nas categorias de bens de consumo (1,9%), bens intermédios (4,1%), bens de capital (2,8%), com a diminuição dos preços a ocorrer somente no setor dos combustíveis (-0,4%)
Relativamente à exportação, o índice de preço de julho último situou-se em 97,5 por cento, correspondendo a um acréscimo de 0,9 por cento face ao mês anterior.
O índice subjacente na exportação cresceu 1,3 por cento, enquanto que o volátil manteve o mesmo valor (93,3%), registado em junho.
Comparativamente a fevereiro de 2019, os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimo de 1,5 e 1,7 por cento respetivamente.
O Índice de preços do Comércio Externo (ICE) é um indicador que tem por finalidade obter informação mensal sobre a evolução dos preços das trocas comerciais entre Cabo Verde e o resto do mundo.
Trata-se de uma estatística baseada num registo administrativo, em que se proporcionam informações muito valiosas sobre o valor estatístico e a quantidade transacionada em cada operação aduaneira.
-0- PANA CS/IZ 24ago2021