Agência Panafricana de Notícias

Preços de produtos importados aumentam 0,9 por cento em Cabo Verde

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – Dados do Comércio Externo divulgados sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) indicam que, em abril último, preços dos produtos importados por Cabo Verde aumentaram 0,9 por cento, valor inferior em 0,9 pontos percentuais (p.p)  ao registado em março deste ano.

O INE apurou também que, no mesmo mês, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -0,5 por cento, aumentando em 0,3 p.p. face ao valor registado no mês anterior. 

Por outro lado, a taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca (ITT) foi de -1,5 por cento, valor superior em 1,1 p.p. ao registado no mês anterior. 

O documento revela que, em abril, o índice de preços da importação se situou em 93,1 por cento,  ou seja, um aumento de 0,9 por cento relativamente ao mês anterior, tendo o índice subjacente e o volátil crescido 0,6 e 1,8 por cento, respetivamente, face ao mês anterior. 

Os dados apurados pelo INE apontam ainda que os aumentos dos preços ocorreram nas categorias de bens intermédios (1,5 por cento), essencialmente, com a subida dos preços de produtos transformados para indústrias várias (6,0 por cento), de bens de capital (3,0 por cento), justificada pela subida de preços de máquinas (3,0 por cento) e combustíveis (2,2 por cento) e que se  deve à subida da única subcategoria denominada combustíveis (2,2 por cento). 

Já as diminuições dos preços ocorreram nas categorias de bens de consumo (-1,1 por cento), justificadas pela descida de preços de produtos alimentares primários (-2,4 por cento). 

Em termos homólogos, o índice de preços da importação diminuiu 6,1 por cento, relativamente ao mês de abril de 2020.

Comparativamente os índices subjacente e volátil na importação, eles registaram decréscimos de 5,9 por cento e 6,8 por cento, respetivamente. 

Em relação ao índice de preços nas exportações, em abril deste ano, ele situou-se em 97,1 por cento, correspondente a uma diminuição de 0,5 por cento em relação ao mês anterior. 

O índice subjacente na exportação assinalou um decréscimo de 1,6 por cento e o volátil aumentou 2,5 por cento, face ao mês anterior. 

De acordo com o documento, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações situou-se em -4,0 por cento, comparativamente ao mês de abril de 2020, os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 4,0 por cento. 

Em relação ao Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 104,4 por cento, indicando uma diminuição de 1,5 por cento.

Comparativamente ao mês anterior, em termos homólogos, o ITT fixou-se em 2,3 por cento, segundo a mesma fonte. 

-0- PANA CS/DD 21maio2021