Preço de eletricidade aumenta em julho próximo na Nigéria, diz Governo
Abuja, Nigéria (PANA) - O preço da eletricidade aumentará a partir de 1 de julho próximo na Nigéria, anunciou terça-feira o ministro nigeriano da Energia, Sale Mamman.
NUma comunicação diante do Comité da Energia do Senado sobre o "Plano de relançamento do setor da energia e o impacto da pandemia da covid-19 (coronavírus), Mamman afirmou que este aumento controverso deveria ter entrado em vigor em abril último, mas que foi adiado para julho próximo devido à pandemia da covid-19 (coronavírus) e ao clima geral de apatia, no país.
O abastecimento de electricidade na Nigéria é caracterizada por cortes e por irregularidades, enquanto a maior parte do país está às escuras devido à debilidade da rede de produção e distribuição.
Segundo o governante, o impacto da pandemia da covid-19 afetou igualmente o plano de reposicionamento do mercado da eletricidade para a estabilidade financeira no quadro do Programa de Relançamento do Setor Energético (ESRP, sigla em inglês)"
Segundo ele, o impacto do adiamento para três meses do aumento do preço da eletricidade significa que a subvenção empreendida para manter o nível da tarifa atual deve ser mantida até julho de 2020, momento em que será aplicada a nova tarifa.
Frisou que a implicação no setor da eletricidade para o desenvolvimento e a extensão das linhas de transmissão é o orçamento e o compromisso assumido pelo Governo Federal, estimados em 32 biliões de nairas (cerca de 82,5 milhões de dólares americanos), principalmente para a aquisição de direitos de passagem e a atenuação do impacto ambiental.
Estes fundos deverão ser integrados nos orçamentos de 2020, 2021 e 2022 do Ministério da Energia, de acordo com o governante.
Acrescentou que o setor da energia também está confrontado com problemas de desequilíbrio de infraestruturas, de ineficácia/transparência do mercado, de coordenação das políticas e de gestão do setor, de aumento do acesso à energia e de conclusão de projetos antigos.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/SOC/DIM/DD 17junho2020