Agência Panafricana de Notícias

Prazo de proclamação de resultados expira sem novo Presidente na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O prazo para a proclamação dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais de domingo passado na Côte d'Ivoire expirou quarta-feira à meia-noite sem o anúncio do vencedor entre o Presidente cessante, Laurent Gbagbo, e o ex-primeiro-ministro e candidato da oposição, Alassane Dramane Ouattara.

A Comissão Eleitoral Independente (CEI), que tinha oficialmente três dias depois do escrutínio para proclamar os resultados, declarou que ela continua a trabalhar nas atas provenientes do interior do país.

No entanto, quarta-feira, a alguns minutos da expiração deste prazo, o presidente da CEI, Youssouf Bakayoko, apareceu na televisão para anunciar a publicação dos resultados antes da meia-noite, mas nada foi divulgado e os Ivoirienses permaneceram diante da televisão até a madrugada sem saber o nome do vencedor das eleições presidenciais.

Quarta-feira, apelos foram lançados à CEI por Alassane Ouattara e pela comunidade internacional para que ela proclame "rapidamente" os resultados.

Os apoiantes de Laurent Gbagbo continuam a reclamar pela tomada em consideração do seu requerimento de anulação do voto no norte do país, devido a "fraudes constatadas" nesta parte do território ivoiriense.

Diante desta situação confusa, um novo decreto do Presidente Gbagbo prolongou o recolher obrigatório de quinta-feira para o próximo domingo.

-0- PANA GB/JSG/MAR/TON 02Dez2010