Agência Panafricana de Notícias

Poucos prognósticos favoráveis à qualificação do Burundi para final do CAN 2023

Bujumbura, Burundi (PANA) - Prognósticos são pouco favoráveis à qualificação do Burundi para as finais contra grandes nações do futebol continental, como os Camarões e o Quénia, para além da obrigação da deslocação dos jogos, devido ao facto de nenhum dos estádios do país cumprir com as normas internacionais exigidas, constatou a PANA no local.

O fenómeno foi constatado no rescaldo do sorteio das eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2023.

Em termos desportivos, com 19 participações e cinco vitórias no CAN, os Camarões são os favoritos do grupo C, que também inclui a Namíbia.

Os Camarões ainda impõem respeito pelo seu terceiro lugar no CAN 2022 que acolheu.

Em termos de experiência, o Quénia é o segundo favorito no grupo C pelas suas seis participações no CAN, contra três da Namíbia e um do Burundi.

Todavia, comentadores desportivos não excluem as surpresas como em 2019, quando o Burundi se qualificou, pela primeira vez da sua história, para a fase final de um CAN.

Esta qualificação foi alcançada graças a duas vitórias claras do Burundi contra o Sudão do Sul (3-0, 5-2), quatro vitórias tangencias contra o Mali (1-1, 0-0) e o Gabão (1-1, 1-1).

No entanto, o Burundi não confirmou este aumento da subida do seu futebol.

A seleção nacional do Burundi foi eliminada na primeira mão da final do CAN 2019, após perder contra a Nigéria (1-0), Madagáscar (1-0) e Guiné Conakry (2-0).

Devido à falta de desempenhos consistentes, o país não conseguiu chegar ao último CAN, organizado, no início deste ano, pelos Camarões.

-0- PANA FB/JSG/DIM/DD 20abril2022