Portugal reforça diagnstico da covid-19 em Cabo Verde com €3 milhões
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo português disponibilizou três milhões de euros para reforçar a capacidade de diagnóstico no combate à pandemia da covid-19, em Cabo Verde, apurou a PANA quarta-feira de fonte oficial, na cidade da Praia.
De acordo com uma nota de imprensa, o arquipélago recebe esta quarta-feira dois equipamentos para a realização de exames com a técnica PCR-RT.
O donativo inclui ainda materiais para os laboratórios de virologia que permitirão realizar mil testes da covid-19, na ilha de Santiago.
Com este apoio, Cabo Verde vai duplicar a capacidade de resposta e equipar a ilha de Fogo com um laboratório, respondendo assim às necessidades da região sanitária Fogo/Brava.
Vai também reduzir significativamente o tempo de espera do resultado dos testes da região e permitir, a médio e longo prazos, a implementação de outros testes laboratoriais, abrindo possibilidades de desenvolvimento de investigação local, diz a nota.
Este donativo vai ser concedido através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que se associou à Fundação Calouste Gulbenkian, para o efeito.
Cabo Verde registou o primeiro caso importado coronavírus, a 19 de março.
Neste momento, o país contabiliza um total de 3.568 casos acumulados, sendo 856 ativos, 2.673 recuperados, 37 óbitos, dois doentes transferidos.
A maioria dos novos casos resulta da transmissão comunitária, o que levou as autoridades a aumentar o número de testes diários, tendo já realizado até à data 41.634 testes.
O apoio do Governo português a Cabo Verde está enquadrado no esforço conjunto do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste (TL).
Coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português, o plano contempla dois eixos de atuação.
O primeiro é ao nível da disponibilização de recursos e o segundo na formação e investigação, bem como uma vertente complementar de transporte e logística.
Durante um ano, o Governo português vai disponibilizar três milhões de euros, cerca de 800 mil itens de material médico e de proteção individual e 96 ações de formação.
-0- PANA CS/IZ 26ago2020