Portugal reforça com mais €100 mil apoio ao Orçamento de Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo português vai reforçar em 100 mil euros o seu apoio direto ao Orçamento do Estado de Cabo Verde, aumentando para 600 mil euros o montante total destinado para o efeito no ano em curso, apurou a PANA quarta-feira de fonte oficial.
De acordo com uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, trata-se de um reforço excecional, em resposta a um apelo do Executivo cabo-verdiano e que vai também de encontro com as conclusões do Grupo de Apoio ao Orçamento de Cabo Verde.
A nota explica que Cabo Verde tem sido um dos países mais atingidos pelas consequências socioeconómicas da pandemia d covid-19, muito em particular no turismo, setor que tem sido o principal catalisador do desenvolvimento económico do país.
Para lidar com este impacto, as autoridades cabo-verdianas têm vindo a adotar medidas económicas, sociais e sanitárias, para mitigar os efeitos da pandemia, reconhece o Governo português.
No entanto, ressalva que a continuação da situação pandémica no Mundo traz desafios orçamentais acrescidos para o Executivo cabo-verdiano, em particular para a recuperação económica, a proteção social e o fortalecimento do sistema de saúde, a que importa responder.
De acordo com o vice-primeiro-ministro e ministro cabo-verdiano das Finanças, Olavo Correia, o apoio de Portugal ao Orçamento de Cabo Verde é o reconhecimento de que o país foi um dos mais impactados pela pandemia.
“Mais do que valor em si, o que importa neste caso é o reconhecimento de Portugal em como Cabo Verde é um dos países mais impactados pelas consequências socioeconómicas e sanitárias da pandemia da covid-19”, disse em declarações à Rádio de Cabo Verde.
Olavo Correia lembrou que em Cabo Verde o setor –motor da economia, que é turismo, foi afetado de “forma brutal”, salientando também que o Estado e o Governo estão a fazer um “esforço gigantesco” e a tomar as medidas no domínio económico, sociais e sanitários para mitigar esses efeitos da crise pandémica.
O Governante cabo-verdiano espera que esse gesto de Portugal possa ter um efeito catalisador junto de outros parceiros.
“Temos tido uma abertura importante dos parceiros a nível do grupo de apoio orçamental e estamos a trabalhar para que novos apoios possam vir para Cabo Verde, para que possamos ter cada vez mais sucessos nesse combate que é de todos e um combate por Cabo Verde”, salientou.
-0- PANA CS/IZ 29dez2021