Agência Panafricana de Notícias

Portugal moderniza agência cabo-verdiana de notícias

Praia, Cabo Verde (PANA) – A agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress) recebeu segunda-feira equipamentos informáticos destinados à sua modernização, fornecidos por Portugal no âmbito da cooperação com Cabo Verde, apurou a PANA de fonte ligada ao processo.

A ideia do Conselho de Administração da empresa é criar todas as condições para a conservação e disponibilização do acervo fotográfico e documental da Inforpress em ambiente Web, tornando-o mais acessível a estudantes, investigadores e políticos.

Segundo presidente do Conselho de Administração da Inforpress, José Mário Correia, a Cooperação Portuguesa tem vindo a disponibilizar equipamentos informáticos para que a agência possa preservar e disponibilizar esses materiais "indubitavelmente raros".

Contudo, sublinhou, é fundamental a criação de uma nova plataforma exclusiva para o efeito.

Em declarações à Inforpress, o responsável da Cooperação Portuguesa, António Machado, recordou que Portugal vem colaborando com a instituição desde 1980, através de ações que, a seu ver, têm dotado a agência de uma base tecnológica sólida e que garanta o pleno funcionamento do seu site que, a partir de setembro último, se apresenta com uma imagem renovada.

De acordo com António Machado, estes apoios evidenciam a importância que a Cooperação Portuguesa atribui ao bom funcionamento de uma agência noticiosa nacional como instrumento de inclusão e de aproximação da sociedade cabo-verdiana, tendo presente a descontinuidade geográfica do território e a expressiva diáspora espalhada um pouco por todo o mundo.

“Nesta mesma linha, em 2007 e 2008, a Cooperação Portuguesa associou-se ao esforço do Governo cabo-verdiano para o relançamento e modernização da atual Inforpress, financiando a aquisição e instalação de um conjunto de equipamentos informáticos, nomeadamente servidor, computadores e meios de reportagem”, frisou.

-0- PANA CS/IZ 16dez2012