Agência Panafricana de Notícias

Portugal assume presidência do Conselho de Governadores

do BAD Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- Portugal foi designado sexta-feira para presidir ao Conselho de Governadores do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) até Junho de 2011, soube a PANA em Abidjan.
Esta designação segue-se à decisão do Conselho de Governadores do BAD de atribuir a Portugal, até aqui um dos vice-presidentes deste órgão, a organização das próximas assembleias anuais da instituição.
De acordo com uma das resoluções finais das Assembleias Anuais do BAD de 2010, decorridas de 27 a 28 de Maio corrente em Abidjan, capital económica ivoiriense, as próximas sessões anuais do Grupo terão lugar na capital lusa, Lisboa, de 9 a 10 Junho de 2011.
Falando na cerimónia de encerramento da reunião do Conselho de Governadores deste ano, em Abidjan, o chefe da delegação portuguesa ao encontro, Carlos Costa Pina, agradeceu esta confiança depositada no seu país e prometeu tudo fazer para o êxito das Assembleias Anuais de Lisboa.
Carlos Pina, secretário de Estado português do Tesouro e Finanças, disse ser "uma grande honra" para Portugal acolher as próximas Assembleias Anuais do BAD e que o seu país encara esta decisão "com um sentido de responsabilidade".
Prometeu igualmente que Portugal vai trabalhar em estreita colaboração com o presidente reeleito do BAD, Donald Kaberuka, "numa agenda de maior eficácia" da instituição e nas suas operações, sobretudo no quadro dos esforços da luta contra a pobreza e a insegurança alimentar em África.
Segundo Pina, Portugal atribui uma grande importância à cooperação para o desenvolvimento bem como à sua participação no Banco Africano de Desenvolvimento.
"Portugal é um país europeu que deixou em África uma parte muito importante do seu coração", enfatizou.