Agência Panafricana de Notícias

Portugal anuncia nova era de cooperação com Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, anunciou quinta-feira na Praia que vai propor às autoridades de Cabo Verde uma nova fase nos programas de cooperação, “para que sejam mais ambiciosos”, soube a PANA na capital cabo- verdiana.
Falando à imprensa à sua chegada a Cabo Verde para uma visita oficial de três dias, o chefe do Governo português justificou a necessidade de um novo patamar das relações entre Portugal e a sua antiga colónia com “o nível de maturidade existente” relativamente às políticas de cooperação nos diferentes domínios.
Sócrates sublinhou ser seu objectivo propor às autoridades da Cidade da Praia “uma agenda mais ambiciosa, que honre a história e a ligação entre os dois povos”.
“Por isso, estou em Cabo Verde com uma delegação significativa de ministros e de secretários de Estado”, sublinhou o governante português, precisando que "o objectivo é uma nova agenda para a cooperação com Cabo Verde, sobretudo nas áreas de maior modernidade”.
No âmbito da visita de José Sócrates, Portugal e Cabo Verde assinam esta quinta-feira vários acordos para a duplicação da linha de crédito às exportações portuguesas, que passa de 100 para 200 milhões de euros.
Contudo, um dos principais pontos da agenda da visita vai ser a instituição de um "cluster" de cooperação virado às tecnologias.
Trata-se de um memorando de entendimento que visa "conferir uma visão integrada e coordenada em diversos projectos, com saliência para a vertente tecnológica desses mesmos projectos.
Os Governos de Cabo Verde e de Portugal pretendem assim aumentar a eficácia e a rapidez na concretização das políticas de desenvolvimento de tecnologias de informação, ao nível do empreendedorismo e da modernização da administração pública.
José Sócrates está em Cabo Verde a convite do seu homólogo cabo- verdiano, José Maria Neves, e faz-se acompanhar duma vasta delegação de cerca de 120 pessoas, entre ministros, secretários de Estado, empresários e jornalistas.
Durante a sua estada, o primeiro-ministro português tem também agendados encontros com o chefe de Estado Pedro Pires e com o presidente da Assembleia Nacional (AN) Aristides Lima, bem como um almoço com empresários.