Agência Panafricana de Notícias

Porto de Luanda distinguido Melhor Terminal Regional de Contentores

Luanda, Angola (PANA) - O Porto de Luanda, principal empresa portuária de Angola, recebe esta quarta-feira na capital belga, Bruxelas, o prémio de "Melhor Terminal Regional de Contentores", galardão outorgado pela plataforma internacional de portos Crans Montana.

De acordo com a Agência Angola Press (Angop), dois responsáveis da empresa deixaram terça-feira Luanda com destino a Bruxelas, para receberem o prémio, em representação do presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Francisco Venâncio.

O prémio de Melhor Terminal Regional de Contentores é uma das 11 categorias criadas pela Crans Montana para distinguir e incentivar as autoridades ligadas às atividades portuárias.

O diretor comercial do Porto de Luanda, Manuel Francisco Zangui, considerou a distinção um "marco importante" no processo de internacionalização da atividade do porto, bem como dos seus gestores.

Anunciou que uma nova unidade portuária está a ser erguida na localidade da Barra do Dande, cerca de 50 quilómetros a norte da capital angolana, para reduzir a pressão sobre a atual infraestrutura que se encontra quase saturada.

“O Porto de Luanda está a chegar a uma fase de saturação. A estrutura precisa de crescer, mas não temos muito espaço para isso. Com a entrada em jogo do novo porto, vamos estar melhor contextualizados, no quadro do desenvolvimento económico do país, por um lado, e no âmbito da atividade portuária em África, por outro”, afirmou Zangui citado pela Angop.

O novo porto comercial de Luanda vai ajudar a descongestionar a principal infraestrutura portuária do país, que em 2013 registou tráfego de navios de carga na ordem dos 912 mil e 898 unidades equivalentes a 20 pés (TEUS), cerca de 220 mil e 972 a mais em relação a 2012.

Nos últimos anos, o Porto de Luanda registou grande expansão no comércio angolano, com um aumento de 68 porcento na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2013 e uma estimativa de 600 mil contentores movimentados no final desse mesmo ano contra os 150 mil contentores movimentados em 2007.

Estima-se que o Porto de Luanda, com dois mil e 738 metros de cais de acostagem divididos em sete terminais e uma plataforma logística de apoio à indústria petrolífera, movimenta mais de 70 porcento das importações e exportações angolanas, excluído-se o petróleo bruto.

Em média, o porto movimenta cerca de um milhão e 500 mil toneladas por ano, sobretudo carga de importação da qual metade contentorizada, indo as mercadorias desde a farinha, o arroz ou cereais para moagem aos materiais de construção, produtos manufaturados, viaturas e equipamentos de transporte.

As tonelagens de saída e de exportação são sobretudo café, tráfego local de cabotagem e contentores vazios.

-0- PANA IZ 19março2014